Como Monitorar seu peso

Como Monitorar seu peso

O monitoramento de peso pode ser útil em diversas situações. Seja para evitar ou controlar a obesidade, perder peso, mante-lo ou até mesmo ganhar peso, dependendo das necessidades específicas de cada um.

Sabia que o farmacêutico pode te ajudar nesse controle? Já é hábito de muitos ao ir na farmácia dar aquela passadinha na balança, mas você também pode contar com o farmacêutico para te orientar e ajudar no monitoramento e registro.

A balança utilizada para a medição de peso pode ser caseira ou de farmácia, mecânica ou digital, pois os dados obtidos serão similares, a principal diferença entre elas é a praticidade. Existem ainda as balanças com bioimpedância, que além de mostrar o peso (massa corporal em Kg) calculam o índice de gordura corporal, o índice de gordura viceral, idade corporal entre outras informações.

Cuidados para a medição

1- Manter um registro organizado das datas e pesos;

2- Buscar pesar-se sempre do mesmo horário. Você pode preferir fazer sempre pela manhã em Jejum para evitar que bebidas e alimentos interfiram no resultado;

3- Evitar pesar-se após excessos ou em ocasiões fora da rotina, pois esses fatores podem interferir nos resultados e causar ansiedade ou desapontamento.

4- Lembrar-se que o valor da balança sozinho não representa sua saúde física, muitos outros fatores estão envolvidos, como circunferência abdominal, índice de gordura viceral, colesterol e principalmente o seu bem estar.

Calculo do IMC
Para saber se seu peso está adequado, a OMS recomenda que seja utilizado o IMC. Este valor é calculado a partir relação das medidas de peso e altura, seguindo a seguinte formula:

Peso (em Kg)
Altura x Altura(m)

Uma forma mais prática de monitorar o seu IMC é através da utilização de ferramentas que já fazem este calculo automaticamente. No nosso site, ao fazer o cadastro você tem acesso ao espaço minha saúde, uma área específica para registro dos dados de saúde. Entre eles está o monitoramento de peso no qual o IMC é calculado automaticamente. Depois você pode baixar esses registros no seu celular para mostrar para seu médico por exemplo.

Outra plataforma que pode ser utilizada é a Dr Cuidado, que possui um espaço para automonitoramento já integrado com serviços de atendimento de profissionais da saúde das mais diversas áreas. Saiba mais em: www.franquiadrcuidado.com.br

O que o seu IMC quer dizer?

Depois de calcular o Índice de Massa Corporal é preciso entender o que aquele valor significa. Abaixo listamos os parâmetros para adultos apresentados na Diretrizes Brasileiras para a Obesidade e baseados na recomendação da OMS.

Abaixo de 16 - Baixo Peso Grave

Entre 16 e 16,9 - Baixo Peso Moderado

Entre 17 e 18,4 - Baixo Peso Leve

Entre 18,5 e 24,9 - Normal ou Eutrófico

Entre 25 e 29,9 - Sobrepeso ou Pré-Obeso

Entre 30 e 34,9 - Obesidade grau I

Entre 30 e 39,9 - Obesidade grau II

Acima de 40 - Obesidade Grave ou Obesidade grau III

Se o seu peso está fora dos parâmetros considerados normais, converse com seu farmacêutico, ele pode orientar qual o melhor profissional para te ajudar caso seja necessário ou recomendar mudanças de hábitos ou práticas.

Hábitos saudáveis

Independentemente do seu resultado na balança é essencial manter hábitos de vida saudáveis, aqui vão algumas sugestões:

1. Mantenha uma dieta equilibrada: O consumo de frutas e verduras, cereais integrais, grãos e leguminosas variados (como feijão, lentilha, grão de bico), proteínas magras, a substituição de refrigerantes por sucos naturais, chás e água podem ajudar a alcançar uma vida mais saudável. O profissional mais indicado para ajuda-lo a encontrar a dieta ideal para você é o nutricionista.
2. Faça atividade física regularmente: a prática de atividade física é essencial para manter o corpo e a mente saudáveis. Encontre uma que lhe dê prazer! Para isso você pode contar com o acompanhamento de um profissional da educação física.
3. Consuma a quantidade adequada de água. Em condições normais a recomendação é de 2L de água por dia, mas esse volume pode para algumas situações específicas de saúde. Se você está fazendo algum tratamento pergunte ao seu médico ou farmacêutico.
4. Siga uma rotina, busque dormir e acordar cedo, comer nos horários adequados, evitar petiscos fora de hora, ter o horário destinado a atividade física. Isso pode ajuda-lo a manter uma vida saudável.

E lembre-se também da sua saúde mental, fatores como a ansiedade, o estresse e a depressão tem reflexos diretos na saúde do corpo. Entenda que a mudança para uma vida mais saudável deve ser por você, e por isso é essencial que você se respeite, respeite seus limites, seu corpo e suas condições e conte com a ajuda dos profissionais de saúde para te orientar.

Fontes:
https://abeso.org.br/wp-content/uploads/2019/12/Diretrizes-Download-Diretrizes-Brasileiras-de-Obesidade-2016.pdf
http://www.projetodiretrizes.org.br/4_volume/23-obesidadetratamento.pdf
https://exame.com/casual/10-dicas-para-perder-e-manter-o-peso/

CUIDADO FARMACÊUTICO

CHECK-LISTS
BÁSICOS


Logo Farma & Farma
Siga-nos
Facebook Instagram Youtube Twitter

Filiada à: ABFFEBRAFAR


Logo Inovasse Agência WEB