7 MENTIRAS QUE IMPACTAM SUA SAÚDE

Diariamente são produzidas diversas informações falsas sobre variados assuntos, mas algumas delas podem, inclusive, afetar a nossa saúde. Para que você se inteire a respeito de algumas mentiras criadas sobre este tema e não repasse falsas informações, iremos apresentar neste post 7 mentiras popularmente conhecidas que podem impactar nossa saúde.  

 

1- Hipotireoidismo engorda 

Isso é mito! A deficiência de hormônios da tireoide apenas facilita a retenção de líquidos, podendo acrescentar em torno de três quilos à balança, mas não mais que isso. Caso os medicamentos indicados não sejam utilizados, pode ocorrer também uma dificuldade para a perda de peso.

 

2- Pegar friagem com cabelo molhado afeta a garganta

Outro mito criado pelo senso comum. Este é um hábito ruim, mas sair de cabelo molhado para um local frio não irá causar uma inflamação na garganta e nem febre. O choque térmico causado pela diferença de temperatura pode levar a problemas ainda mais sérios, como por exemplo uma parada cardíaca.

 

3- Vacina pode causar autismo

A mentira passou a ser propagada quando um médico britânico, Andrew Wakefield, publicou um artigo relacionando o transtorno do espectro do autismo (TEA) à aplicação da vacina realizada na infância. O Conselho Geral de Medicina (GMC) averiguou o estudo e constatou que o médico agiu de forma enganosa e irresponsável. A atitude de Andrew fez com que o médico perdesse seu registro profissional. Dez anos após a publicação do artigo, a revista na qual o material teria sido divulgado realizou uma retratação sobre o assunto.

 

4- Mamografia eleva o risco de câncer de tireoide

O exame realizado para identificar o câncer de mama não traz risco de desenvolvimento de câncer na glândula tireoide. Os raios emitidos durante a mamografia tendem a atingir especialmente os seios, a dose que atinge outras regiões do corpo é pequena e incapaz de desenvolver um tumor. No entanto, deve-se notar que, se realizados em excesso, exames em que se utiliza raio-x podem provocar câncer. A melhor opção é estar em consenso com seu médico para que os exames sejam realizados da melhor forma para o seu corpo.

 

5- O leite materno satisfaz todas as necessidades nutricionais da criança até os dois anos de idade

Isto é mito, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria a alimentação exclusiva com leite materno é recomendada até os 6 meses, após esse período é indicado iniciar uma alimentação complementar de acordo com orientação do pediatra.

 

6- Antibiótico corta o efeito dos anticoncepcionais

Boa parte dos antibióticos não corta o efeito do anticoncepcional. Uma das exceções é a Rifampicina, medicamento utilizado no tratamento e prevenção da tuberculose e hanseníase. Em antibióticos como penicilina, ciprofloxacino, cefalexina, claritromicina, metronidazol, entre outros, não há comprovação científica que aponte para a não eficácia de anticoncepcionais se utilizados em conjunto.

 

7- Entrar na água após as refeições faz mal

Você provavelmente já ouviu esse conhecimento do senso comum, pois se você tinha medo de entrar na água logo após comer, saiba que isso é um mito! Tomar banho e mergulhar na piscina ou mar após uma refeição não traz nenhum risco à saúde. Entretanto, é necessário estar em alerta, pois ao ingerirmos um alimento o corpo realiza o desvio de parte do débito sanguíneo em direção ao trato digestivo, facilitando, assim, a digestão. Caso praticarmos um exercício que demande esforço, como nadar ou correr, uma parcela do sangue que seria utilizado para facilitar o processo de digestão irá para os músculos, não sendo benéfico à saúde. No caso do banho, se tomado em altas temperaturas também pode ter efeito semelhante em decorrência da dilatação dos vasos da pele causadas pelo calor, desviando também parte do débito sanguíneo. Como conclusão, se o banho for refrescante e o mergulho calmo, mal nenhum irá ocorrer!

DICAS DOS
NOSSOS ESPECIALISTAS

TESTES PARA
DESCOBRIR:

PRODUTOS RELACIONADOS

CHECK-LISTS
BÁSICOS


Logo Farma & Farma
Siga-nos
Facebook Instagram Youtube Twitter

Filiada à: ABFFEBRAFAR


Logo Inovasse Agência WEB