TESTE

CRONOTIPO

1 - PELA MANHÃ, VOCÊ DEPENDE DO DESPERTADOR PARA ACORDAR?
2 - VOCÊ SE SENTE ALERTA DURANTE A PRIMEIRA MEIA HORA DEPOIS DE ACORDAR?
3 - COMO É O SEU APETITE DURANTE A PRIMEIRA HORA DEPOIS DE ACORDAR?
4 - CASO NÃO TIVESSE COMPROMISSO NA MANHÃ SEGUINTE, A QUE HORAS GOSTARIA DE SE DEITAR?
5 - VOCÊ FOI DORMIR VÁRIAS HORAS MAIS TARDE QUE O HABITUAL. SE, NO DIA SEGUINTE, NÃO TIVESSE HORA PARA ACORDAR, O QUE ACONTECERIA?
6 - SE TIVESSE DE FICAR ACORDADO, DAS 4H ÀS 6H DA MANHÃ, PARA FAZER UMA TAREFA E NÃO TIVESSE COMPROMISSO O RESTO DO DIA, O QUE VOCÊ FARIA?
7 - SE TIVESSE QUE FAZER 2H DE EXERCÍCIO FÍSICO PESADO, QUAL DESSES HORÁRIOS VOCÊ ESCOLHERIA?
8 - A QUAL HORA DO DIA VOCÊ ATINGE SEU MELHOR MOMENTO DE BEM ESTAR?
RESPOSTA

De acordo com suas respostas você tem um cronotipo mais matutino, ou seja, seu auge de disposição e capacidade ocorre pela manhã. Provavelmente seu pico de melatonina ocorre antes da meia noite. Para um sono mais bem aproveitado o ideal é dormir entre as 22h e as 6 da manhã. Priorize atividades mais complexas e importantes no turno de maior disposição, no seu caso a manhã, e para o restante do dia programe atividades mais leves e com menos complexidade. A observação de como seu corpo e mente funcionam nos vários momentos do dia é essencial para ter mais produtividade e bem estar.

*Teste produzido com base no Teste Horne-Ostberg. Esta é uma livre adaptação e não possui valor científico. Para uma avaliação consulte profissional especializado.

RESPOSTA

De acordo com suas respostas você tem um cronotipo mais intermediário, ou seja, você não é nem totalmente matutino e nem totalmente vespertino. Provavelmente seu pico de melatonina ocorre por volta das 3h da manhã. Para um sono mais bem aproveitado o ideal é dormir entre a meia noite e as 8h da manhã. Quando as sua atividades provavelmente você é bastante flexível, mas observe-se e busque priorizar atividades mais complexas e importantes nos seus picos de disposição, e para o restante do dia programe atividades mais leves e com menos complexidade. A observação de como seu corpo e mente funcionam nos vários momentos do dia é essencial para ter mais produtividade e bem estar.

*Teste produzido com base no Teste Horne-Ostberg. Esta é uma livre adaptação e não possui valor científico. Para uma avaliação consulte profissional especializado.

RESPOSTA

De acordo com suas respostas você tem um cronotipo mais vespertino, ou seja, seu auge de disposição e capacidade ocorre pela tarde ou noite. Seu pico de melatonina pode ocorrer até as 6 da manhã. Isso resulta em muita dificuldade em dormir e acordar cedo. Sobretudo se você não tem uma rotina flexível, onde pode optar por fazer suas tarefas a tarde e a noite, isso pode acarretar em hábitos irregulares de sono e alimentação e abuso de cafeína e remédios para dormir. Priorize atividades mais complexas e importantes no turno de maior disposição, no seu caso a tarde, e para o restante do dia programe atividades mais leves e com menos complexidade. Caso precise ajustar seu relógio a uma rotina que não te favorece algumas dicas que podem ajudar são: evitar comer alimentos muito energéticos após as 18h; consumir alimentos ricos em triptofano como peixes, leite, ovos, castanhas e banana; adotar uma pratica de meditação guiada próximo ao horário de ir para a cama e diminuir as luzes e uso de eletrônicos. A observação de como seu corpo e mente funcionam nos vários momentos do dia é essencial para ter mais produtividade e bem estar.

*Teste produzido com base no Teste Horne-Ostberg. Esta é uma livre adaptação e não possui valor científico. Para uma avaliação consulte profissional especializado.


CONTEÚDOS RELACIONADOS


Logo Farma & Farma
Siga-nos
Facebook Instagram Youtube Twitter

Filiada à: ABFFEBRAFAR


Logo Inovasse Agência WEB